Características dos Rastreadores GSM/GPRS CK2300

 

Introdução:

 

O CK2300, é um dispositivo de segurança para veículos, que oferece proteção antifurto, localização via GPS e rastreamento via GSM/GPRS. A proteção antifurto do CK2300 atua quando o carro está estacionado, e pode, por exemplo, impedir que o motor seja ligado.

A função bloqueador do CK2300 permite que o veículo seja imobilizado por meio de sinais de telefonia celular GSM/GPRS, com grande área de cobertura a nível nacional. Com isto, mesmo sendo obrigado a entregar o veículo a um assaltante, o proprietário pode agir depois para recuperá-lo, efetuando sua imobilização e localizando-o através do sistema de GPS.

 A função de rastreamento permite visualizar a coordenada, velocidade e situação da ignição se ligada ou desligada aonde serão enviadas continuamente para um servidor de dados. Isto permite acompanhamento em tempo real de seu deslocamento ou emissão de relatórios periódicos sobre o veículo. Emergências operacionais como acionamento de botão pânico, antifurto e desconexão da bateria.

A conexão GPRS também pode ser utilizada para consultar e configurar diversas características operacionais do rastreador.

 

Proteção Antifurto

 

            A proteção antifurto visa proteger o veículo quando o mesmo estiver estacionado, e funciona independentemente da central. O modo de funcionamento do antifurto é totalmente configurável, quanto a quais entradas disparam o antifurto, quais saídas são acionadas no caso de antifurto, qual entrada é o botão de desarme e quais saídas são acionadas com um pulso para avisar que o antifurto foi armado. Pode também ser desabilitado ou temporariamente inibido.

 

Modo Manobrista

 

A proteção antifurto pode ser desabilitada, quando o veículo é entregue a terceiros, evitando que se divulgue o procedimento de liberação. Isso é muito útil especialmente com manobristas.

 

Rastreamento

 

Utilizando-se do modem GSM/GPRS, o CK2300 vai sempre procurar manter aberta uma conexão TCP/IP ou UDP/IP com o servidor de dados, cujo endereço IP e porta estão programados no aparelho. Por meio desta conexão, e seguindo um formato proprietário de buffer de dados, informações sobre estado das entradas e saídas, coordenadas GPS, velocidade, data e hora, tensão da bateria entre outras são enviadas para o servidor, bem como podem ser enviados comandos do servidor para o CK2300 solicitando bloqueio de veículo, acionamento de sirene ou alteração de algum parâmetro operacional.

 

O intervalo de tempo entre as transmissões é configurável, existindo um tempo para veículo com ignição ligada, e outro para ignição desligada. Este intervalo pode ser modificado enviando o comando pelo site, estando a ignição ligada em qualquer instante em que haja conexão com o servidor.

 

Se o veículo está em região sem cobertura GPRS, o CK2300 pode armazenar as informações para envio ao servidor assim que for restabelecida a conexão. A quantidade de registros que podem ser armazenadas pode ser de até 250 buffers, na configuração padrão do equipamento. Maior capacidade pode ser obtida com versões de placa especiais, com mais memória.

 

 

Geração de Mensagens de Emergência

 

Mensagens de emergência são alerta que o aparelho envia para a central imediatamente após eventos pré-definidos, que aparecerão imediatamente na tela do operador ou celular que esteja cadastrado. Cada uma das entradas do aparelho pode ser programada para gerar uma emergência. Os seguintes eventos também podem ser utilizados para geração de emergências:

1.    Antifurto acionado por mais de 240 segundos

2.    Acionamento da bateria backup

3.    Desconexão / defeito do módulo/antena GPS

4.    Botão pânico

5.    Saída ou entrada em uma cerca eletrônica ou em região de ponto de controle.* (*Cerca eletrônica opcional).

 

Por exemplo, ao ser pressionado o botão pânico, o aparelho envia uma mensagem de emergência de pânico para a central. Ao receber a emergência, a central identifica através do número de série qual o veículo que originou o pânico e toma as devidas providências.

 

Modo Economia de Energia

 

O CK2300 possui o "modo economia de energia" que automaticamente desliga seus periféricos, reduzindo o próprio consumo, um tempo determinado após ser desligada a ignição, permanecendo assim até que seja religada a ignição.

 

O CK2300 pode desligar o receptor GPS e/ou o modem GSM. Pode também ser adotado um modo em que o GPS e/ou o GSM ficam desligados por um tempo e ligados por outro tempo, alternando continuamente entre ligado e desligado, de forma que ainda sejam mantidas informações atualizadas e a possibilidade de envio de comandos, sem ter que se aguardar que a ignição seja novamente ligada.

Notar que, o CK2300 utiliza o modem em um modo de consumo muito baixo de energia, permitindo que se mantenha a conexão sempre ativa, com um consumo muito baixo. Portanto, é perfeitamente aceitável manter o modem GSM ligado e recomendamos apenas o desligamento do GPS, para aumentar a autonomia da bateria.

As características do modo economia de energia, pode ser alterado enviando comando pelo site.

Para economia máxima de bateria pode o CK2300 ser configurado no modo “AutoKill” no qual, após desligada a ignição, o CK2300 se desliga quase totalmente, saindo desse estado pelo acionamento de qualquer entrada ou desconexão da bateria principal, se instalada a bateria backup.

 

 Vide tabela de consumo nas especificações técnicas.

 

 

Entradas e Saídas

 O CK2300 possui:

- 3 portas de saída que quando tem capacidade de corrente de 1 a 2 Amperes para terra conforme a saída (vide Ficha Técnica). Podem ser utilizadas para ligar reles ou sirenes eletrônicas que respeitem a corrente máxima.

 

- 3 entradas (1 positiva e 2 negativas). A entrada positiva deve ser utilizada para monitorar sinal que passa de terra ou aberto para Vbat (p ex: ignição) e as entradas negativas para monitorar sinais que passam de Vbat ou aberto para terra (p ex: sinal de porta). Vbat é a tensão da bateria (9V a 35V).

 Todas as portas de saída podem ter as seguintes características configuradas:

   . Estado inicial da porta (acionada ou não)

   . Modo de operação da saída:

  1. Modo sirene (1 minuto estado contrário ao inicial e 15 segundos estado inicial)
  2. Modo pisca (saída alternada a cada 250 milissegundos)
  3. Modo pulso (é gerado um pulso de tempo programável de 1 a 60s contrário ao estado inicial da porta)
  4. Modo progressivo (a cada 4 segundos vai aumentando o tempo de estado contrário ao inicial começando com 250 milissegundos). Simula falta de combustível.
  5. Modo normal (ao receber um comando a saída vai para o estado contrário ao inicial)

 Cada porta de entrada pode ser configurada para gerar ou não uma emergência para a central (por ex. pânico, antifurto, bateria) e qual a polaridade da entrada que gera a emergência.

 

 

Outras funções

 Permite também as seguintes funcionalidades:

- bateria backup  – com gerenciamento de carga

- verificação da tensão da bateria principal e backup do veículo

- sinalização de desconexão da bateria principal

- velocidade máxima no período entre transmissões

- distância percorrida entre transmissões – hodômetro parcial (opcional)

- recepção de comandos via SMS (configuração, ativação de saídas, etc)

- rota detalhada – função que quando há uma mudança de direção maior que n Graus (n configurável) é enviado novo buffer. Isso permite que haja um detalhamento das ruas por onde o veículo passa. (essa função pode ou não ser habilitada)

- caixa preta – permite armazenar as últimas 240 posições, aonde não existe sinal GPRS da operadora (versão básica)

- antena GSM interna com alto ganho

- GPS interno

- permite ser instalado com apenas os dois fios de alimentação, permitindo ainda economia de energia da bateria externa e interna.

- acelerômetro na função detecção de movimento – função excelente para moto ou qualquer outro veículo em que seja transportado por outros veículos. Enviando o sinal apenas com a movimentação, não necessitando que a ignição esteja ligada.

 

 

Sinalizações de Conexão

 

O CK2300 sinaliza alguns estados das conexões do GSM/GPRS e GPS.

 

Essa sinalização é feita através de piscadas no led (acesso por 250 milissegundos e apagado por 250 milissegundos). Essa sinalização possui a seguinte forma:

 

Status1 (GPS) - 1 segundo - Status2 (GSM/GPRS) - Tempo (intervalo entre sinalizações)

 

Status1:

4 piscadas - Módulo GPS desconectado (GPS inativo)

2 piscadas - Módulo GPS conectado (GPS ativo) mas não tem coordenadas válidas

1 piscada - Módulo GPS conectado (GPS ativo) com coordenadas válidas

 

Status2:

6 piscadas - problema no Card / módulo GSM

4 piscadas - problema com a conexão GSM/GPRS

3 piscadas - problema na aquisição de IP junto a operadora (Card mal conectado / sem crédito / operado sem serviço GPRS)

2 piscadas - problema na conexão com o servidor

1 piscada - dispositivo conectado no sistema

 

Tempo

3 segundos enquanto não se conectar com o sistema e ignição ON (conexão TCP/IP

   - servidor)

12 segundos quando estiver conectado com o sistema e ignição ON

60 segundos quando estiver com a ignição OFF

 

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Físicas

  • Gabinete único em plástico ABS com 68 x 57 x 32 mm, com opção de selagem por resina epóxi
  • Antenas GSM e GPS internas

Elétricas

 Tensão de Alimentação: 9 a 35 V

 Consumo médio em 12V:

  • 30 mA em operação (GPS ligado e mensagem GPRS a cada minuto)
  • 10 mA em stand-by (GPS desligado sem envio de mensagens, mas conectado no GSM) em 12V
  • 0,1 mA em modo “AutoKill”

Bateria Backup interna

  • Lítio Polímero de 0,9Amperes (capacidade de 8 a 10 horas de funcionamento)
  • Carregador inteligente interno
  • Tempo de carga: 3 horas

Conexão

  • Conector Mini-Fit automotivo de 12 vias com chicote único para ligação ao veículo
  • Opção de conector à prova de água

 

Segue abaixo uma lista dos pinos do conector Mini-Fit de ligação ao veículo:

Pino

Sinal

Cor

Exemplo de uso

1

Alimentação (9V a 35V)

Vermelha

 

2

Terra (Chassis)

Preta

 

3

Saída 1

Cinza ou Branco (fio bitola fina)

Usado para controlar um relé externo se não se usar o relé interno do rastreador

4

Saída 2

Verde

Sirene

5

Saída 3

Amarela

Pisca

6

Comum do Relé da saída 1

Cinza (fio bitola Grossa)

Bomba de Combustível

 7

Reservado p/ fábrica

 

Teste de fábrica

 8

Entrada 5 (positiva)

Azul

Ignição

 9

Entrada 2 (negativa)

Marron

Botão Segredo

10

Entrada 1 (negativa)

Rosa ou Roxo

Botão pânico

11

---

0

 

12

Na ou NF do relé da saída 1

Cinza (fio bitola Grossa)

Bomba de Combustível

 

 

 

RASTREADORES CK2300

Ficha Técnica

 

  1. Proteção de entrada de alimentação (faixa de operação entre 10V e 30V)
    1. TVS – diodo de supressão de transientes SMCJ36CA com 1500W de potência de pulso. Proteção para transientes rápidos.
    2. Diodo SS35 para proteção contra alimentação invertida
    3. Capacitor eletrolítico de 100uF/50V de filtro na alimentação

 

  1. Proteção das saídas
    1. Saída S1.S2,S3 têm capacidade para 1A com low side driver BSP76, que tem proteções:

  i.      ESD 2kV – Human Body Model

  ii.      Sobre corrente (5A)

  iii.      Curto circuito na saída

  iv.      Sobre tensão 42V para pulso de energia indutiva de até 150mJ

  v.      Sobre temperatura em 150 graus C

 

  1. Especificação das Entradas
    1. Entrada Positiva (E5):

Acionada se tensão maior que 8V. Em aberto ou menor que 3V é considerada não acionada. Indefinida entre 3 e 5V. Suporta ruídos transitórios entre -30V e +200V

    1. Entradas Negativas (E1, E2):

Acionada se tensão menor que 0,5V. Em aberto ou maior que 3V é considerada não acionada. Indefinida entre 0,5 e 3V. Suporta ruídos transitórios entre -60V e +200V

 

  1. Bateria Backup

Utilizar somente baterias de Li-Ion ou Li-Pol com tensão máxima de 4,2V capacidade de até 1800 mAh, com circuito de proteção contra curtos, sobre-corrente, sobre-tensão e sub-tensão. Não existem circuitos de proteção para a tensão da bateria.

 

 

TERMO DE GARANTIA

 

 

Equipamentos: RASTREADOR CK2300

 

 – A garantia é de 12 ( doze ) meses do equipamento Rastreador CK2300 a partir da data de emissão nota fiscal. Somente os defeitos de funcionamento das peças e componentes dos equipamentos descritos nas condições NORMAIS de uso – de acordo com as instruções dadas nos manuais de instalação (diagrama) que acompanham os mesmos, e que são fornecidos pelos fabricantes – desde que os equipamentos apresentem o mesmo defeito pelos quais foram devidamente confeccionados.

 – Essa garantia ficará automaticamente cancelada se os equipamentos vierem a sofrer reparos por pessoas não autorizadas, receber maus tratos ou sofrer danos decorrentes de acidentes, quedas, variações de tensão elétrica e sobrecarga acima do especificado, ou qualquer ocorrência imprevisível, decorrentes de má utilização dos equipamentos por parte do usuário.